Lesões Císticas de Pâncreas

As lesões císticas do pâncreas são uma causa frequente de consulta por achados incidentais durante exames de check up ou screening, e podem gerar muita ansiedade e confusão.

É fundamental que sejam avaliados por profissionais experientes a fim de evitar procedimentos desnecessários e stress por parte do paciente.

Entre os tipos de cistos mais frequentes destacamos abaixo:

• Cistoadenoma seroso: neoplasia benigna, na maioria dos casos com diagnóstico radiológico a cirurgia não é necessária.

• Tumores de Frantz ou Neoplasia pseudo papilífera sólido-cística: Lesão de comportamento intermediário que caracteriza-se por crescimento e complicações locais. É típico de pacientes femininas e jovens e normalmente tem indicação cirúrgica.

• Neoplasia cística mucinosa e Neoplasia mucinosa papilar intraductal(do inglês IPMN): São neoplasias de comportamento incerto e que devem ser vistas com bastante cautela, pois possuem potencial de malignização para adenocarcinoma. Deve-se levar em consideração fatores de risco como tamanho, sintomas, características radiológicas, localização e condição clínica do paciente para determinar a melhor abordagem. O seu tratamento pode exigir cirurgia, mas boa parte dos pacientes irá necessitar apenas controle radiológico e clínico para afastar risco de malignidade.

Consultório Particular

• (11) 4440-2299