Compreendemos que existe certa ansiedade e medo quando falamos em uma consulta com Oncologista.
Aparecem inúmeras dúvidas e questionamentos, e nesse momento, as informações são as maiores aliadas de um paciente oncológico.
Por isso, que fizemos essa sessão para que a sua primeira consulta seja mais prática e confortável possível!
A primeira consulta servirá para que o médico conheça o paciente e seu histórico, por isso é fundamental que se traga todos os exames diagnósticos, como: Ultrassom, Tomografias, Ressonâncias, PET CT, Endoscopias, entre outros.
Dê preferência a imagens em CD, ou então que tenham usuário e senhas para análise das imagens “on line”.
Muitas vezes o laudo impresso isoladamente não permite uma boa conclusão ou planejamento terapêutico, cabendo ao médico cirurgião revisar cuidadosamente as imagens correlacionando com o quadro clínico de cada paciente.
Além disso, pacientes que possuem biópsias de outras cidades, devem considerar retirar no laboratório de anatomia patológica de origem as lâminas e blocos de parafina para eventualidade de necessitar realizar uma “revisão de lâminas”(segunda opinião em patologia).
A consulta é o momento em que médicos e pacientes estabelecem um contato fundamental para a boa condução do tratamento, a partir de uma boa conversa, será possível esclarecimentos de dúvidas, angústias e planejar os próximos passos.
Lembrando que para alguns tumores esse planejamento não envolverá apenas a cirurgia, mas também a integração do tratamento com outras especialidades e causando uma adaptação do estilo de vida, que poderá durar longos períodos a frente.